Revista MB Recomenda

Lida

Por Daniel Brazil - 14/01/2008

Yamandú Costa

Depois de 6 CDs, o impetuoso violonista Yamandú Costa se debruça sobre as origens, e lança seu primeiro trabalho voltado para a música de sua terra natal (Tratore, 2007). Junto ao também gaúcho Guto Wirtti (baixo acústico) e o franco-carioca Nicolas Krassik (violino), apresenta belas composições, inspiradas no universo de Érico Veríssimo, por cuja obra se declara apaixonado. Temas como Ana Terra e o Vento dos Mortos, principalmente este último, remetem aos amplos cenários dramáticos criados pelo escritor de Cruz Alta.

Claro que Yamandú já havia gravado alguns chamamés em discos anteriores, mas este é o primeiro álbum totalmente dedicado aos sons que se habituou a ouvir na infância. A faixa-título, Lida, é inspirada nos contos gaúchos de outro grande escritor regional, João Simões Lopes Neto. Apenas duas composições não são próprias (Dayanna, de Alessandro Penezzi, e Encerdando, de Ricardo Martins), e o conjunto comprova o estágio de maturidade criativa do jovem compositor.

O grupo consegue alto rendimento sonoro, com sutilezas timbrísticas que não ouvimos com freqüência na música popular brasileira. As influências platinas são visíveis, confirmando a permeabilidade artística das fronteiras gaúchas. Krassik contribui com seu tempero europeu, dando um caráter universal ao belo resultado. E Yamandú, nem preciso dizer, está tocando cada vez melhor!