Revista MB Recomenda

Cantos à Beira-Mar

Por Luís Pimentel - 22/09/2019

 

Gratíssima e emocionante surpresa para quem, como eu, não a conhecia, a poeta maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917), primeira romancista brasileira, é autora de versos assim: “Deixa em segredo repetir minh´alma / Que o meu ouvido não me escute o acento / Que és o doce enlevo do meu peito / O bem que me absorve – o pensamento”. A cantora e compositora paraibana Socorro Lira eu já conhecia. Tem uma voz linda, com suavidade e personalidade marcadamente nordestinas, compõe melodias cativantes e delicadas.
O título do álbum “Cantos à Beira-Mar” (tiragem física limitada para colecionadores, com venda exclusiva pelo sítio www.socorrolikra.com.br/loja), é o mesmo do volume lançado por Maria Firmina em 1871. Dele, Socorro extraiu dez poemas para musicar; no disco tem mais um, que é recitado. O trabalho faz parte de projeto maior, chamado “AvivaVoz”, dedicado a poetas brasileiras que viveram e publicaram nos séculos XVIII a XX e não se tornaram conhecidas como merecem. Para esse projeto, a cantora e compositora já musicou 102 poemas, de dez autoras – material a ser mostrado em CDs, songbook, palestras e shows.
Projeto e álbum podem ser encontrados no Youtube. E o CD pode ser ouvido nas plataformas Spotify e iTunes. Pesquisa e trabalho de peso, com resultado primoroso. Parabenizamos Socorro Lira, pela ideia e pelo esforço.