Homenagens

Um adeus a César Brunetti

Por Juca Novaes - 15/08/2015

Silenciosamente, César Brunetti foi embora. Não vi nenhuma notícia em rádio, TV, jornais, noticiosos em geral. Num ano que já levou precocemente uma penca de amigos da arte (Chico de Assis, Egidio Conde, Fernando Brant, dentre outros), sua partida é apenas mais uma estatística no agourento 2015.

Quem foi César Brunetti ? - muitos perguntarão. Respondo : um dos mais criativos e geniais autores de música popular brasileira que conheci. Era um mestre do humor inteligente, tendo gravações desse gênero com Ari Toledo e Língua de Trapo. Mas também de canções "sérias", como o lindo samba "Operário padrão" (https://www.youtube.com/watch?v=KN9tlTL8Mug), gravado por Elizeth Cardoso, num disco produzido por Hermínio Bello de Carvalho. É autor de várias outras, lindas, de vários gêneros musicais. Quase todas inéditas.

Na primeira Fampop, em Avaré, arrasou e foi premiado com a hilária "A úrtima moda", em que fazia uma espécie de dupla sertaneja com um pequeno gravador, com a gravação de sua própria voz, num improvável dueto. No início dos anos 90, resolveu se dedicar à publicidade, tendo criado alguns dos mais conhecidos jingles da história da publicidade brasileira, como o da "pipoca com guaraná". Premiadíssimo nessa área, se afastou do meio da música em geral, curtindo solitariamente seu sucesso num terreno onde a identificação de autoria praticamente não existe para o público em geral.

Publicidade

Independentemente disso, o mais absoluto silêncio de todos sobre o falecimento desse artista genial bem mostra a pobreza cultural em que vivemos. Que pode ser resumida nos versos finais de uma de suas obras-primas, "Break Tupiniquim", composta no meio dos anos 80 mas ainda atual : "a gente vive importando uma ginga/ entortando uma língua / na vanguarda da míngua / na marvada da pinga, oh mãe".
Pensando bem, "vanguarda da míngua" é uma boa definição para os nossos dias.

Saudades eternas, Brunetti. Vá em paz !

(Juca Novaes é cantor e compositor)
(Confira uma amostra do humor inteligente de César Brunetti: https://www.youtube.com/watch?v=7BuvMFjwgu8)
 

Publicidade