Homenagens

O choro do Anacleto

Por Oscar Bolão - 30/06/2015

Músico, compositor e regente, Anacleto Augusto de Medeiros nasceu a 13 de julho de 1866 na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro, onde também morreu a 14 de agosto de 1907. Aos nove anos ingressa na Companhia de Menores do Arsenal de Guerra, onde inicia seus estudos de música tocando flautim.
Aos dezoito anos se matricula no Conservatório de Música e em 1886, já formado e executando vários instrumentos de sopro, funda a banda da Sociedade Recreio Musical Paquetaense. Experiente na formação destes conjuntos, em 1896 foi convidado para organizar e dirigir a banda do Corpo de Bombeiros, na época considerada uma das melhores do país, que pouco tempo depois estaria participando dos primeiros lançamentos de discos.

O projeto O CHORO DO ANACLETO é uma justa homenagem ao maestro, peça fundamental para o desenvolvimento do choro e da música no Brasil. Na forma de uma roda de choro, será realizada no quintal da Casa de Artes Paquetá, todo segundo domingo do mês, a partir das 13h. Sempre com um convidado especial, a ideia é agregar músicos populares e eruditos num encontro às vezes inusitado. A entrada é franca e o público colabora com quanto puder para a alegria dos artistas.

A curadoria é do músico e pesquisador Oscar Bolão e o grupo fixo de músicos conta com Pedro Amorim (Bandolim); Jayme Vignoli (Cavaquinho); Luiz Flavio Alcofra (Violão) e Gabriel Leite (Pandeiro). Na primeira edição, em 12 de julho, se apresentará o acordeonista gaúcho BB Kramer. O projeto tem o apoio da Escola Portátil de Música e é produzido pela Vogas Produções e Paquetá Produções.

Publicidade

O CHORO DO ANACLETO

Datas – Segundo domingo de cada mês
Local: Casa de Artes Paquetá - Praça de São Roque, 31 - Paquetá - Rio de Janeiro – RJ
Tels: 3397 0517 – 3397 - 2124
Horários: a partir das 13h
Preço: Entrada Franca (contribuição voluntária)
Classificação: Livre

https://www.facebook.com/chorodoanacleto

http://www.ilhadepaqueta.com.br/casadeartes/
 

Publicidade