Homenagens

CD do Água de Moringa homenageia o mestre Joel

Por Vera Perfeito - 13/05/2010

O grupo Água de Moringa faz show de lançamento do seu quarto CD, Obrigado Joel, no Projeto Sete em Ponto do Teatro Carlos Gomes, dia 18 de maio (terça-feira). No repertório, composições do bandolinista Joel Nascimento, um dos intérpretes mais célebres da história do choro e que, do alto dos seus 72 anos, dividirá o palco com o premiado conjunto de instrumentistas.

Os músicos Rui Alvim (clarinete e clarone), Marcílio Lopes (bandolim e violão tenor), Jayme Vignoli (cavaquinho), Luiz Flavio Alcofra (violão), Josimar Carneiro (violão de sete cordas) e André Boxexa (bateria, percussão e marimba) vão revelar parte da obra de Joel, produzida ao longo de décadas.

Ecos, uma das músicas escolhidas, teve sua primeira parte composta quando Joel tinha apenas 15 anos e dedilhava um cavaquinho e só foi concluída aos 32, ao som do bandolim. Dos anos 70, estão presentes Meus sonhos, composta após uma apresentação com Artur Moreira Lima e o conjunto Época de Ouro, Congada do sino, inspirada em uma tela com três fases do Rio Antigo, O pássaro, Primavera e Sorriso de Cristina. No CD estão ainda: Não sei porque, Peneirando, Reminiscências, Somente saudade, Saudades do mano (para o irmão Joyr) e O bufo (Vamos dar o fora), composta ao piano e dedicada ao maestro Radamés Gnatalli.

Em seus 20 anos de atividade, o Água de Moringa destaca-se pela versatilidade. Com a filosofia de "espírito chorão" dos músicos do final do século XIX, que criaram uma nova linguagem a partir da tentativa de tocar as melodias até então vindas da Europa, o conjunto revisita compositores tradicionais e experimenta autores de nossa época. O Água tem se apresentado no Brasil e no exterior ao longo de 20 anos de carreira, tanto em shows com sambistas de peso, como Wilson Moreira, Dona Ivone Lara e Walter Alfaiate, como participando de bienais de música contemporânea.

A carreira internacional do grupo inclui apresentações em Portugal (representando o Brasil no concerto Canto Atlântico – 1997), na Colômbia (Biblioteca Luís Angél Arango, em Bogotá, e Centro Cultural do Banco de la República, em Cucúta - 2002) e em Paris (no Hot Brass, em 1996, lançando o primeiro CD, e em 2005, no Ano do Brasil na França, no Carreau du Temple).