Especial

Você conhece Maria da Graça?

Por Daniel Brazil - 12/03/2013

Maria da Graça foi uma cantora nascida em Portugal que veio para o Brasil e fez sucesso no cinema, cantando sucessos de Ary Barroso, entre outros.


Ué, mas essa é Carmen Miranda!, você pensará com seus botões (ou zíperes). Aí é que vem a pegadinha... Todos sabem que a cantora portuguesa mais identificada com o Brasil é Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmen Miranda. A brejeira artista, nascida em Marco de Canaveses, fez carreira internacional dos EUA, virou estrela de cinema, e é hoje um mito.


Maria da Graça (1919/1995) nasceu, na verdade, em Lourenço Marques, atual Maputo, capital de Moçambique. Branca, filha de portugueses, foi para Portugal muito jovem, e logo demonstrou seu talento vocal, participando de concursos de calouros e conquistando um espaço no rádio. Em 1939 estreou na Rádio Nacional de Lisboa cantando... Camisa Amarela, de Ary Barroso!


Mas veio a Segunda Guerra Mundial, e Maria da Graça veio conhecer o samba de perto, passando uns tempos no Rio de Janeiro. Tornou-se figura conhecida, dava canjas no Cassino da Urca e se apresentou na Rádio Nacional, na Mayrink Veiga e na Rádio Tupi, com certo sucesso, nos anos 50.


Durante a guerra, foi frequentadora da ponte Rio de Janeiro-Lisboa. Participou do filme O Pátio das Cantigas (1942), imortalizando sua versão do clássico de Ary Barroso.


(camisa amarela)  http://www.youtube.com/watch?v=TZhaxQQjU9E


Sua paixão pela música brasileira fez com que entrasse na onda dos sambas ufanistas da época, gravando esta Homenagem ao Brasil:


(homenagem ao Brasil)  http://www.youtube.com/watch?v=yIpu9RhQcEU


O estilo de samba que ela amava entrou em decadência com o surgimento da bossa nova. Maria da Graça voltou para Portugal e pouco a pouco foi sendo esquecida. Morreu em 1995, sem muitas homenagens, nem aqui nem lá. Durante certo tempo alimentou-se a lenda de que seria prima de Carmen Miranda, Outras Marias da Graça surgiram, lá e aqui (Gal Costa é uma delas), mas façamos justiça: esta pequena também teve algo de notável.