Especial

Paulão 7 Cordas: um que sabe o que é o samba

Por Victor Torvi - 12/01/2011

Criado no Jacarezinho, Paulão 7 Cordas faz parte da Velha Guarda da Portela, tocou com Nelson Cavaquinho, participou do lançamento do disco de Monarco no Japão, trabalha com Zeca Pagodinho há 23 anos e tem muita história para contar. O músico, que está prestes a lançar um CD com o grupo cultural Jongo da Serrinha e o CD da cantora paulista Fabiana Cozza, abre um pouco de sua história para os amantes da música brasileira.

Perguntado sobre seus modelos artísticos, ele cita “o maestro Ivan Paulo, que se destaca pela facilidade em lidar com adversidades, e Rildo Hora, produtor de diversos trabalhos de Martinho da Vila e Beth Carvalho”. A carreira de um produtor não é fácil. Fornecer todas as condições para que um artista desenvolva seu trabalho requer muita “paciência, conhecer e trocar idéias com aquela pessoa... Só trabalho com quem eu gosto”.

Entre os marcos da carreira do arranjador, ainda se destaca o fato de Dudu Nobre ter sido descoberto por ele e por Zeca Pagodinho: “Já tinha uma relação com os pais dele, o conhecia desde pequeno e, quando Carlinhos saiu do grupo, Dudu foi chamado para tocar cavaquinho. Ele tem um grande talento, acabou se destacando muito e seguiu com sua carreira”. Lembrando Zeca, aproveitemos para falar um pouco deste grande cantor e compositor brasileiro, e de seus show, que Paulão sempre acompanha e faz a direção musical: “ “O show é muito parecido com o que é apresentado no disco, o que faz uma grande diferença, não é fácil aproximar o som que sai em um estúdio pela qualidade do microfone, e o ambiente em que o disco é gravado, entre outras coisas”.

– E a agenda de shows, Paulão, como anda?

– Dia 14 de janeiro terá apresentação na sede do Botafogo, em General Severiano, e dia 19 apresentação no Santa Luzia, ao lado do aeroporto Santos Dummont.

– Para fechar, como você definiria o violão, se fosse comparado ao corpo de uma mulher?

– Cintura, o violão se assemelha muito ao corpo feminino, a cintura bem acentuada, é um instrumento que você toca juntinho... É maravilhoso, mas ao mesmo tempo difícil de lidar.