Especial

Os sambas da Lapa na 1º de Março

Por Luís Pimentel - 01/02/2011

A idéia é boa: fazer desfilar em um palco de teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua 1º de Março, a memória e a obra de mestres da música brasileira responsáveis pela inspiração artística e pra lá de centenária do bairro boêmio, em uma série de shows chamada Lapa de Todos os Sambas. Nesse caldeirão se ouve Assis Valente, Pedro Caetano, Nelson Cavaquinho (para começar pelos centenários de 2011), Ismael Silva, Wilson Batista, Noel Rosa, Gerado Pereira e Herivelto Martins. A execução da idéia, melhor ainda: pois se vale de grupos e de artistas maravilhosos, os grandes nomes da música que fez a Lapa voltar a respirar nos anos 1990, quando casas de shows como Arcos da Velha e Coisa da Antiga soaram o gongo da renovação.

A abertura da programação, no dia 1º de fevereiro, botou as cartas na mesa, em grande estilo. Comandado pelo craque Eduardo Gallotti (um nome a quem as rodas, as mesas e os salões dessa renovação devem muito), o grupo Anjos da Lua esnobou talento e competência no repertório dos mestres. Tivemos shows especiais de membros da turma, como o percussionista Sandrinho (que está tocando e cantando com muita bossa) e a cavaquinista e cantora Mariana Bernardes, uma das mais lindas vozes da MPB. A participação especialíssima de Pedro Amorim – que canta samba como quem joga peteca, com destreza e leveza deliciosas – completou a festa de estréia.

A programação do Lapa de Todos os Sambas se estende até 21 de junho. Sempre às terças-feiras, com sessões ao meio-dia e meia e às sete da noite, ainda vem por aí o grupo Casuarina (1º de março); Sururu na Roda (5 de abril); Batuque na Cozinha (19 de abril), com participação especial de Délcio Carvalho; Toque de Arte (3 de maio); Elton Medeiros (17 de maio); a trinca Elisa Adoor, Makley Matos e Canja de Litro (7 de junho); e, fechando a tampa (que pena...), a dupla Roberta Nistra e Edu Krieger (21 de junho).

Fiquem atentos à programação, porque nas sessões noturnas acontecem também painéis de conversas, onde convidados como José Antonio Nonato, Perfeito Fortuna, Délcio Carvalho e Tárik de Souza vão tentar entender e explicar o que aconteceu e o que acontece com o mais musical e mais charmoso bairro do Brasil.