Especial

III Festival Instrumental de Guarulhos

Por Daniel Brazil - 11/03/2009

Certo dia, um grupo de idealistas (o que, no Brasil, é quase sinônimo de maluco) resolveu criar um festival de música instrumental. Enfrentaram várias dificuldades, a começar pelo fato de que a cidade escolhida como sede não tinha tradição nesse tipo de evento. Correram atrás de patrocínios, conseguiram apoio municipal e estadual, organizaram com capricho, convidaram músicos do primeiro time.

Pois não é que deu certo? O primeiro Festival Instrumental de Guarulhos, em 2007, reuniu chorões, jazzistas, eruditos e populares, com artistas convidados, oficinas e ensaios abertos. No júri, gente como Proveta, Toninho Carrasqueira, Mauricio Carrilho, Theo de Barros e Carlos Calado. Inscreveram composições bambas como Alessandro Pennezzi, Pedro Amorim, Zé Barbeiro, Danilo Brito, Renato Anesi, Alex Buck, Caray Guedes e muita gente boa ainda pouco conhecida. Além da premiação, os 12 classificados gravaram um ótimo CD, em estúdio.

Foi um sucesso. A segunda edição, em 2008, teve mais de 170 inscritos. No júri, Arismar do Espírito Santo, Chico Pinheiro, Pedro Amorim, Sizão Machado e Toninho Ferragutti. Resultou em outro excelente CD, mostrando a diversidade e qualidade da música instrumental brasileira contemporânea.

Passaram pelo palco do Festival, em apresentações especiais ou oficinas, ícones como Hermeto Paschoal, Yamandu Costa, Renato Borghetti, Banda Mantiqueira, Mauricio Carrilho e Oswaldinho do Acordeon. Em 2009, as atrações são Altamiro Carrilho, Arismar, Guinga e Egberto Gismonti. Time pra Montreaux nenhum botar defeito!

No endereço www.guarulhosinstrumental.com.br é possível assistir um vídeo com as atrações do ano passado. O clima que rola entre os músicos é bem descontraído, e as oficinas acabam virando uma festa onde se aprende muito.

Se você é compositor, inscreva sua composição inédita, até 18 de março. Além dos prêmios do júri e a gravação do CD, há prêmios também para melhor instrumentista e melhor arranjo, além da preferida do público.

Se você é apenas amante da boa música instrumental, eis uma boa chance de ver de perto renomados músicos e jovens talentos de todas as idades. Uma festa da música, de 10 a 12 de abril, bem pertinho de São Paulo!