Especial

História através da música

Por Romney Lima - 28/05/2012

O Projeto História Através da Música, nascido em 2001, é fruto de encontros, reflexões e debates entre professores de História que tem a Música Popular Brasileira – especialmente o samba e o choro – como objetos de estudo e pesquisa. A proposta desenvolvida inicialmente pelos professores Romney Lima (cavaquinho), André Mendes (violão 7 cordas) e Alberto Buaiz (pandeiro), foi ensinar História do Brasil aos seus alunos, tendo a música como principal ferramenta didática e motivadora de aprendizagem.

Entretanto, ao longo desses anos, essa proposta cresceu, transformando-se em um projeto educativo-cultural. Conta hoje com oito integrantes, pois aos três primeiros juntaram-se os músicos Valdir Ribeiro (percussão), Pedro Castro (percussão) e Denis Lopes (bandolim), o ator Gustavo Arthiddoro e o diretor Claudio Mendes, que contribuem significativamente para que o repertório e a musicalidade e a teatralidade do grupo fiquem cada vez mais apurados. Dessa forma, o História Através da Música ampliou os limites das salas de aula, conquistando outros espaços de educação, cultura e lazer, transformando-se numa verdadeira aula-espetáculo que tem a História do Brasil como tema. Já tendo se apresentado em Museus (da República e Histórico Nacional), circuito SESC (Copacabana, Madureira, Ramos, Tijuca e São João do Meriti, São Gonçalo), Teatro Café-Pequeno, Casa da Ópera em Ouro Preto, Biblioteca Pública Luis de Bessa em Belo Horizonte e no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro onde durante cinco semanas, entre abril e maio de 2011, foi apresentado o espetáculo “República – Era de Heróis”, lotando a casa.

O trabalho do grupo preza pela teatralidade, com a inclusão de literatura, poesia e até artes plásticas na construção dos espetáculos. É essa mistura que faz os 70 minutos do encontro ser muito proveitosos: o grupo toca sambas e choros que seguem uma determinada linha temática dentro da História do Brasil. Essas obras são amplamente debatidas com o público de forma lúdica e prazerosa, incitando reflexões que vão desde o tema abordado pelas músicas até a historicidade das composições a partir das suas relações com os autores e com o momento em que foram criadas.

O projeto se divide em diversas linhas temáticas e já criou espetáculos como, “República – Era de Heróis” e “De Colônia a Brasil – histórias que contam História” além daqueles criados para datas específicas como “Almirante – Era de Ouro da Rádio Nacional”, para comemorar os 100 anos do radialista Almirante e que abriu o VII Simpósio Internacional de Contadores de História no SESC Copacabana e “Monteiro Lobato – Brasil Apaixonado” em comemoração ao centenário do autor em 2008.

Para essa nova temporada no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro, o tema escolhido foi “Chorando Histórias!”. Nessa apresentação faremos um passeio a partir das origens do choro e suas influências nas músicas europeia e africana. Iniciamos o “espetáulaco” no século XIX, falando de Joaquim Callado – o “pai do choro”, da maestrina Chiquinha Gonzaga e da sua importância política na causa abolicionista e na campanha republicana, de Anacleto de Medeiros e suas famosas bandas e de Ernesto Nazareth o “revelador da alma brasileira”, passamos pelo divisor da música brasileira e o grande homenageado do espetáculo Pixinguinha, apresentamos dois dos mais importantes nomes do choro Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo e suas rivalidades musicais, o ressurgimento do famoso grupo Época de Ouro nos anos 70 pelas mãos de Paulinho da Viola e encerramos comentando o atual cenário do choro no Brasil.

O objetivo desse trabalho não é somente apresentar peças clássicas desses compositores, ele vai além. Tem a intenção de mostrar ao grande público a história desse gênero, a sua importância para a música e para sociedade brasileira e as suas relações com as transformações do Brasil no final do século XIX e ao longo dos séculos XX e XXI.
 

Serviços:

Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro (Estação Cinelândia).
Dias: de 06 de junho a 05 de julho (quartas e quintas) às 19:00
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e filipeta).
Classificação indicativa: livre.
Capacidade do teatro: 144 lugares.
Site: www.historiaatravesdamusica.wordpress.com
Endereço eletrônico: makaraeducativo@gmail.com
Telefones: 8289-0634 (Alana) e 8583-2275 (André)
Youtube: História Através da Música