Especial

É primavera na Morada do Choro

Por Flávio Falcão - 29/09/2014

Leme, no interior paulista, já é conhecida como a Morada do Choro e se prepara para receber a fina flor da música brasileira, entre 18 e 25 de outubro. Pela quarta primavera consecutiva, a cidade será o ponto de encontro da Semana Seu Geraldo de Música e receberá artistas como o violonista Maurício Carrilho, o flautista Toninho Carrasqueira e os maestros Pedro Aragão e Jayme Vignoli, entre outros. O evento anual levará chorões de todo o país para participar dos estudos, rodas de choro e apresentações públicas. Entre os professores está o anfitrião, clarinetista Nailor Proveta, nascido no município e filho do chorão Geraldo Azevedo, que batiza o encontro.

A tradição de Leme na música vem de longe, com a formação de músicos, de bandas e de fanfarras. A Semana Seu Geraldo reforçou essa vocação, atraindo grandes instrumentistas e jovens músicos até de fora do país para o encontro. Durante o mês de outubro, os chorões visitam as escolas de Leme, difundindo o ritmo entre a garotada, na iniciativa que ficou conhecida como Semaninha Seu Geraldo, coordenada por Maurício Carrilho e Paulinho Leme. Haverá ainda apresentações e lançamentos de CDs e de livros sobre música. No encerramento, no dia 25, o show será da cantora Mônica Salmaso, acompanhada dos professores oficineiros.

As oficinas e as práticas de conjunto serão realizadas na Universidade Anhanguera, em Leme, mas as rodas se espalham pela cidade, principalmente na Praça Ruy Barbosa. Os músicos estudantes, além das aulas de seus instrumentos, terão cursos de harmonia, arranjo, composição e história do choro. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro pelo site escolaportatil.com.br, onde está disponível a programação completa do encontro.

A Semana concretiza o sonho do multi-instrumentista Geraldo Azevedo, que, ao longo da vida, ajudou a difundir a música e o choro na cidade. Este ano, a programação destacará a obra de Aracy de Almeida e Lupicínio Rodrigues, que completariam 100 anos em 2014. Serão homenageados ainda três músicos locais: Joaquim Baccarin, José Justino e José Aparecido Montoan, da Velha Guarda da Banda de Leme, hoje denominada Associação Corporação Musical Maestro Ângelo Cosentino. A realização do evento é do Instituto Seu Geraldo de Música com a Prefeitura de Leme e apoio da Escola Portátil de Musica do Rio de Janeiro.