Especial

Canções, histórias e personagens da MPB em oficina virtual comandada por Herminio Bello de Carvalho

Por Alexandre Pavan - 13/07/2012

“O conhecimento tem que circular”, “é proibido engavetar informações”, “tudo que não se registra, se perde”. Esses são alguns dos preceitos que o poeta, compositor e produtor cultural Hermínio Bello de Carvalho vem defendendo ao longo de seus mais de 50 anos de carreira.Com base nessas ideias, ele inaugura nos próximos dias owebsite Oficina de Coisas & Reparos (www.oficinadecoisas.com.br), no qual publicará regularmente textos-apostilas sobre temas relacionados à música popular brasileira. A iniciativa faz parte da seleção pública de projetos (categoria Midia Digital) da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Originalmente, Oficina de Coisas foi uma série de aulas/palestras que Hermínio ministrou durante o ano de 2007, na Escola Portátil de Música, projeto dirigido pelos músicos Maurício Carrilho e Luciana Rabello. Ali, semanalmente, o oficineiro – como ele se auto-intitula – promoveu a sensibilização e instigou a percepção artística de dezenas de jovens estudantes. A cada encontro, partindo de um tema específico, Hermínio “passeava” pelos variados universos da arte –literatura, pintura, fotografia e, naturalmente, a música.

A interação com os alunos era feita por meio de um material didático inovador – as chamadas “apostilas sonoras” –, com textos e atividades criadas pelo próprio Hermínio. A orientação presencial do oficineiro tinha como objetivo estimular o pensamento e a ação. Prova disso foi um concurso de monografia instituído pela Oficina sobre o tema “Onomatopéia musical”, que logo desdobrou-se em livro e, depois, numa série de cinco espetáculos encenados pelos alunos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.

Agora, com a criação do website Oficina de Coisas & Reparos, a atividade será transposta para o ambiente virtual da internet, porém com temas inéditos. Na primeira sexta-feira de cada mês, durante todo o período de um ano, será publicado um texto de Hermínio no formato “apostila sonora”, isto é, um artigo propondo reflexões e atividades aos leitores. O website pretende ser um espaço dedebates, onde os internautas irão interagir com Hermínio, fazendo perguntas, esclarecendo dúvidas e enviando sugestões de pauta. Essa interatividade se dará dentro da própria página da Oficina e também por redes sociais, como o Facebook.

A apostila será ilustrada com material (áudio, texto e fotos) pertencente ao arquivo pessoal de Hermínio (disponível em www.acervohbc.com.br), bem como replicará vídeos do You Tube e de páginas similares. Aproveitando a época das festas juninas, o texto inaugural será a respeito da canção “Mané Fogueteiro”, de autoria de Braguinha (João de Barro) e gravada originalmente por Augusto Calheiros.

Propagador das ideias de valorização da brasilidade divulgadas por Mário de Andrade e Heitor Villa-Lobos, Hermínio Bello de Carvalho (28/03/1935) sempre se ateve ao ofício de jogar luzes sobre obras e artistas esquecidos, reintegrando-os aos meios informativos, ao mesmo tempo em que projetava novos nomes. Sua trajetória implica rever trechos fundamentais da história cultural nacional nas últimas cinco décadas. Poeta, produtor, diretor de espetáculos e cronista, Hermínio tem parcerias com inúmeros compositores: Cartola e Carlos Cachaça (Alvorada), Pixinguinha (Fala Baixinho, Isso é que é viver), Paulinho da Viola (Sei lá, Mangueira, Timoneiro) e Chico Buarque (Chão de Esmeraldas), entre outros.