Artigos

Zé Zuca e a Rádio Maluca

Por Vitor Torvi - 13/05/2011

O cara é produtor teatral, pedagogo, compositor, cantor, radialista, e ainda tem tempo para amar o que faz. Esse é o Zé Zuca, que com um time de profissionais que o acompanham, está no ar nas Rádios MEC e Nacional do Rio de Janeiro, todos os sábados.

O artista faz parte de um seleto grupo de profissionais que se faz presente há quase 30 anos para o público infantil, algo que decidiu seguir desde os tempos em que morou em Amsterdã, na Holanda. Lá, ele se apresentou por mais de 500 vezes e criou um grupo chamado “Zabelê”, um conjunto de musicais brasileiros, e o jornal “Brazilandês”, que é escrito em português, e holandês.

"Na Holanda eu pensava: Tenho que voltar decidido para um público, só”, afirma o pluriprofissional. Atestando para um fato interessante: ele antes, compunha não só para crianças, como para adultos também.

Dentre parceiros em sua carreira, encontram-se grandes nomes como o excelente Sidney Mattos, e Bia Bedran, juntos, estes estão entre os maiores nomes da cultura para o público infantil.

“A Bia é minha amiga a muitos anos, somos parceiros. Ela já cantou 2 CD’s meus, e nosso trabalho cresceu paralelamente, já fizemos shows juntos, para a Secretaria de Educação, Governo, ela acompanha muito o meu trabalho, eu o dela... Sidney Mattos, foi meu vizinho durante muito tempo, é meu parceiro em 3 músicas, e meu amigo”, diz Zé.

É sempre importante que as suas conquistas sejam reconhecidas, e quando o profissional chega a esse ponto, não somente este lado é atingido, como o humano também, portanto é importante frisar aqui que o programa Rádio Maluca foi um dos três finalistas do “Festival Internacional de Programas de rádio de Nova York” (avaliado por pessoas do meio), entre mais de 1.000 programas de 18 países, e Prêmio Zilka Salaberry, em que foi premiado juntamente com Ziraldo e Carla Camurati.

Entre outros que o acompanham, aonde o radialista se apresenta está a Banda de Brinquedo, perguntado sobre o que a mesma se consiste ele diz, de bate e pronto:

“A Banda me acompanha em meus shows, da rádio Maluca e no Roda de Cantigas, neste fazemos uma releitura das tradicionais cantigas de roda. Já fizemos apresentações em muitos lugares, o público adora. Total interativo, todo de brincadeira com a garotada. A Banda de Brinquedo é formada pelo Mariano (violão, cavaquinho), Josué Soares (zabumba, ator, mímico, diretor teatral), Michel Nascimento (percussão e bateria), Da Luz Gonçalves (violino, violão), e o (flautista) Juliano”.
 

A Rádio Maluca:

“É um Programa de Auditório, ao vivo, na Rádio Nacional. Onde começou a Música Popular Brasileira, em que muitos artistas foram revelados, e é um programa para crianças, e famílias, tem uma hora de duração, aos sábados, das 11 ao meio-dia, com convidados, as crianças participam diretamente, vários quadros de brincadeira, adivinhação, e eu com meu parceiro de palco, Mariano, brincamos com a platéia, muita sonoplastia, trilha musical, é uma coisa viva, o retorno é maravilhoso, os artistas sempre saem felizes, a platéia também. Sensação de dever cumprido, é transmitido por duas rádios, Rádio Nacional AM, e Rádio MEC AM”.

Não é apenas do programa que o profissional é ativo, dentre outros projetos estão os livros que fizeram-no motivar a continuar com a mesma pegada em que está, entre eles estão: “Casa de Caramujo”, “Amigos do peito” (livro + CD), “Vou te contar um segredo, uma história cheia de medo”, e “Avó com cheiro de pão caseiro”. E tem mais alguns vindo por aí.