Artigos

A tradição renovada do Tio Samba

Por Daniel Brazil - 10/09/2012

Quando o Tio Samba surgiu, causou certa surpresa. Não se tratava apenas de uma orquestra típica de samba, mas também fazia um elaborado trabalho de recuperação de clássicos da Era de Ouro da música brasileira. Mais que isso: Os arranjos de Carlos Almada, em vez de modernizarem os clássicos, davam uma pátina de tradição, como que “antiquizando” a sonoridade da banda. Uma música dos anos 50 soava como uma dos anos 30!

Os onze integrantes se organizavam em torno do vocalista Carlos Mauro, também compositor de algumas peças. Em 2009, ele ganhou a companhia da cantora Simone Lial, e gravaram um CD em homenagem a Carmen Miranda (É Batata!). Cada vez mais afiados, os arranjos davam destaque para os sopros, em divertidos contrapontos com os vocais.

E agora, em 2012, eles lançam Mais Pra Lá do Que Pra Cá, com nova vocalista. Agora é Luciana Lazulli quem divide os vocais com Carlos Mauro, num repertório onde o bom humor se faz presente em vários momentos. São canções onde o diálogo é essencial, está na origem da composição. É quase um sub-gênero dentro da história do samba, e que já vinha sendo explorado desde o disco anterior (com a hilária Cozinheira Granfina, do repertório da Pequena Notável). A ótima faixa-título leva adiante este “diálogo cantado”, assim como A Sonhadora e o Jacaré, Insônia Dá Coelho ou Samba da Tromba. Pelos títulos dá pra imaginar o clima...

Mas não se trata apenas de um disco de sambas, Também tem xote, maxixe e marchinha (a ótima Carnaval Sem Celular, solada por Luciana). Outros músicos passaram a contribuir com arranjos, diversificando a paleta sonora do Tio Samba. Em ponto de bala, a orquestra está pronta para esquentar muita pista de dança pelo Brasil. Com um repertório diferenciado, ótimos músicos e uma afiada dupla de crooners, é batata!

Ou melhor, seria, se houvesse espaço nas rádios para esse tipo de música. A qualidade hoje vende pouco, está restrita a nichos por um mercado cultural perverso e rasteiro. O Tio Samba está mais pra lá do que pra cá: mais pro lado do bom gosto que da vulgaridade, mais pro lado do humor que da grosseria, mais pro lado da homenagem à grande música brasileira que da submissão acrítica aos padrões importados.

Cabe a nós divulgar, defender e ampliar a variedade do cardápio musical oferecido pelas nossas rádios, TVs e casas de show. O CD será lançado oficialmente em outubro, no Rio de Janeiro. Boa pedida para presentear e tocar nas festas do verão que se aproxima!