Artigos

Somos rádio em SP

Por Daniel Brazil - 08/05/2015

Qualquer observador do Brasil nas últimas décadas nota o progressivo esvaziamento das rádios educativas estatais, destinadas a um trabalho de formação cultural e preservação do imenso patrimônio musical, poético e literário do país. A proliferação de rádios comerciais (no pior sentido do termo) e religiosas (também no pior sentido do termo) acabam por produzir um achatamento do repertório, curvando-se a interesses econômicos ou simplesmente optando pelo caminho mais fácil: reproduzindo o que já chega pronto.

Em São Paulo, estado mais rico da federação, a rádio (e a TV) Cultura ainda mantinham, até alguns anos, um verniz de civilidade. Inspirada em modelos europeus de radiodifusão. A Rádio Cultura FM é a única opção para quem quer ouvir a música de concerto, de vanguarda, de outras épocas, de outras culturas. Na (discutível) divisão de papéis, sobrou para a rádio Cultura AM a música popular.

Por muito tempo a emissora manteve programas ao vivo, promoveu entrevistas com músicos e compositores, revelou novos talentos, pesquisou a história da MPB, redescobriu tesouros esquecidos. Infelizmente, os cortes promovidos em 2015 pelo governo estadual na área da cultura acabam de eliminar uma série de programas. O desmonte promovido na Rádio Cultura AM leva a uma única direção: tornar-se um vitrolão, como tantas outras rádios, apenas com música tocando e um locutor burocrático.

Preocupados com esta situação, um grupo de músicos, intérpretes, produtores e compositores de São Paulo resolveram se mobilizar, e criaram o movimento Somos Rádio, para promover debates e ações contra o esvaziamento. Articulados com o P10, Coletivo de Casas Autorais de São Paulo, farão uma apresentação múltipla no dia 14 de maio de 2015, reunindo artistas e radialistas. A ideia é fazer um “programa de rádio ao vivo” no palco, com música, bate-papo e espaço para a discussão.

Além de ouvir boa música, você irá participar de um movimento de resistência cultural muito bem vindo. Num momento em que a educação está sendo tratada como caso de polícia, sufocar a cultura brasileira é um prenúncio de que as nuvens negras no horizonte podem ficar ainda mais pesadas.

Escolha o endereço ou artista de sua predileção e dê seu apoio, no dia 14 de maio:
Boutique Vintage Brechó Bar
Show: Isabela Moraes. Radialista apresentador: Regis Salvarani
Casa de Francisca
Show: Siba. Radialista apresentador: Patrícia Palumbo
Casa do Núcleo
Show: Ná Ozetti e Maurício Pereira. Radialista apresentador: Geraldo Leite
Central das Artes
Show: Gui Dauvignau. Radialista apresentador: Dudão Melo
Centro Cultural Rio Verde
Show: ORDEP + Banda Oxe. Radialista apresentador: Laura Mayumi
Epicentro Cultural
Show: Chimpanzé Clube Trio. Radialista apresentador: Miriam Ramos
Jongo Reverendo
Festa da Pilantragi. Radialista apresentador: Renata Simões
Mundo Pensante
Show: Tatá Aeroplano, participação especial de Gustavo Galo. Radialista apresentador: Mônica Herculano
Puxadinho da Praça
Show 1: Rafael Castro; Show 2: Saulo Duarte & A Unidade. Radialista apresentador: Roberta Martinelli
Serralheria
Show: Ricardo Herz Trio. Radialista apresentador: Débora Pill
Zé Presidente
Show: Zimbher. Radialista apresentador: Ricardo Côrte Real

Por uma cultura mais livre, por mais e melhores músicas nas ondas do rádio, por programas inteligentes e criativos, feitos por gente que ama o que faz!
(Confira os horários da programação no site das casas de espetáculo).