Artigos

A nova manha da Trupe

Por Daniel Brazil - 03/04/2012

Quando a Trupe Chá de Boldo surgiu, em São Paulo, na segunda metade da década, não faltaram tentativas de enquadrá-la num estilo definido. Mas qual? No comportamento, no número de integrantes, nas canções e letras, pareciam uma versão pós-moderna paulistana dos Novos Baianos.

O primeiro CD (Bárbaro, 2010) dava o tom bem humorado e anárquico da banda. Certo amadorismo criativo era creditado à juventude dos músicos e vocalistas. E eles caíram na estrada, e fizeram shows, e foram ganhando densidade. A fase das marchinhas carnavalescas foi ficando para trás, e a interação com seus colegas de geração acabou beneficiando e enriquecendo a sonoridade.

Chegou o momento de testar a evolução. O inevitável segundo CD, Nave Manha (2012) demonstra refinamento nos arranjos, sutileza nas letras, domínio instrumental. E outra influência, agora bem paulistana, se destaca à primeira audição: em alguns momentos a combinação de vozes lembra o estilo de Rita, Sérgio e Arnaldo, aquele trio que bagunçou a música brasileira nos anos 60.

Mas a Trupe não faz viagens lisérgicas, não abusa da eletricidade, mantém saudável desconfiança do rock mais óbvio. Investe no naipe de sopros em todas as faixas, o que acaba se tornando uma marca original. E um dos trunfos do novo trabalho é a produção de Gustavo Ruiz, que tornou o som do grupo mais profissional (palavra horrível, mas quem tá na lama é pra se sujar...).

As participações de André Abujamra, Tatá Aeroplano, Alzira E, Lu Horta e Marcelo Pretto, entre outros, também acrescentam timbres aos vocais de Ciça, Julia, Leila e Gustavo Galo, que é também o principal (mas não único) compositor do grupo.

O encarte do CD, montado em forma de roteiro cinematográfico, intercala as letras com rubricas descritivas. Genial! Se há uma coisa pouco criativa neste país musical é a forma como as letras são apresentadas. Ponto para a Trupe, que avança mais uma casa no tabuleiro e mostra que a música contemporânea está plena de vitalidade e invenção. Quem procura, acha!

(O CD Nave Manha pode ser baixado no site oficial do grupo; http://cargocollective.com/trupechadeboldo)