Artigos

Nordeste e Sul integrados na maestria de Dominguinhos e Yamandú

Por Luís Pimentel - 20/08/2010

Música instrumental faz essa exigência: ou os instrumentos se afinam e se entrosam brilhantemente, ou a coisa não dá liga. E para que os instrumentos se entendam é necessário, claro, um perfeito entendimento entre os músicos.

O talentoso e trabalhador da música nordestina Dominguinhos e o reconhecidíssimo Yamandú Costa já descobriram anteriormente que possuem a boa química da parceria. A sanfona do mestre e o violão do gaúcho, que se encontraram em belo CD e DVD de 2007, estão juntos novamente em disco caprichado: Yamandú + Dominguinhos – Lado B (Biscoito Fino) chega com cara de forte concorrente ao título de melhor disco instrumental do ano.

Clássicos e modernos, bons de dar inveja, o sanfoneiro e o violonista mostram porque estão entre os melhores instrumentistas da MPB, tocando um repertório de primeira: de Bororó (Da cor do pecado) a Ary Barroso e Lamartine Babo (No rancho fundo), passando elegantemente por Jacob do Bandolim (com interpretação rigorosa e comovente de Doce de coco), Luiz Gonzaga (Pau de arara) e até Pixinguinha (Naquele tempo). O repertório autoral de Dominguinhos e de Yamandú também está muito bem representado por canções compostas por eles.

Na maestria dos dois craques dos instrumentos, boa parte da beleza da nossa música, executada com talento e muita emoção. Viva eles.