Artigos

Lanny Gordin, a lenda

Por Daniel Brazil - 03/12/2008

Na virada dos anos 70, período brabo da ditadura, o tropicalismo estava em efervescência. Alguns dos melhores discos de Gil (Gilberto Gil, de 1969 e Expresso 2222, de 1972), Caetano (Araçá Azul, 1972) e principalmente, Gal Costa (Gal Costa, 1969, Le Gal, 1970 e A Todo Vapor, 1971) tiveram a participação de um guitarrista fenomenal, que misturava de maneira muito original as influências roqueiras com os ritmos brasileiros.

Também, pudera! Lanny Gordin, aos 16 anos, já havia tocado com nada menos que Hermeto Paschoal e Heraldo do Monte, na boate Stardust, em São Paulo (que era de seu pai), antes de se envolver com os baianos. E não parou por aí: Ainda nos anos 70, gravou com Tim Maia, Erasmo Carlos, Eduardo Araújo, Jards Macalé e Rita Lee, além de se apresentar em muitos palcos como músico convidado.

Gravou ainda com Aguilar e a Banda Performática, em 1982, mas suas apresentações foram se tornando raras. Envolvido com drogas, passou um bom tempo “fora do ar”. Só a partir de 1995 alguns artistas conseguem trazê-lo de volta à ativa, como Chico César, Vange Milliet, Catalau, Itamar Assumpção e, novamente, Jards Macalé.

Um retorno difícil, mas com momentos brilhantes. O guitarrista que nasceu em Xangai, na China, filho de russo com polonesa, gravou seu primeiro disco-solo em 2001, pela Baratos Afins. Um disco estranho, instrumental, com temas pouco assobiáveis, meio nublado. Mas o tempo foi clareando, e Lanny grava mais dois CDs em 2004 (Projeto Alfa vol. 1 e 2).

Com o projeto Lanny Duos (Barraventoartes/Universal, 2007) retoma o contato com velhos e novos parceiros. Participam Jards Macalé, Gal Costa, Gil, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra, Max de Castro, Chico César, Adriana Calcanhoto, Junio Barreto, Fernanda Takai, Vanessa da Mata, Péricles Cavalcante, Rodrigo Amarante e Zeca Baleiro. Elenco de amigos pra ninguém botar defeito!

Neste mês de novembro, quando completa 57 anos, os admiradores de Lanny resolveram fazer um show-festa-homenagem em São Paulo. Acompanhado pelo Madder Trio, o guitarrista deve tocar peças autorais, canções que fazem parte de sua história e alguns clássicos da música instrumental.

Será no dia 28/11, sexta-feira, no CCPC (Centro Cultural Popular da Consolação), à rua da Consolação, 1901, a partir das 22 h. Quem quiser ver de perto a lenda Lanny Gordin, tem uma bela oportunidade!