Artigos

A história do tambor

Por André Sant´Anna - 09/09/2013

A história do tambor será contada no documentário produzido pelo grupo gaúcho Alabê Ôni. Formado por quatro músicos e pesquisadores, o grupo percussivo percorre o país com o projeto Sonora Brasil, circuito musical do Sesc que tem o instrumento como tema da edição desse ano. A proposta do DVD é mapear as manifestações populares, com foco na música e religiosidade negra, nos Estados por onde passa. O grupo já esteve em 17 Estados e fez mais de 40 apresentações. Até o final do ano serão 22 Estados e 58 cidades visitadas.
A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. A ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. O biênio 2013/2014, tem como temas Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que são desenvolvidos pelos grupos regionais.
O Sonora tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo Sonora Brasil cerca de 60 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.

Foto: Assessoria de imprensa Sesc/Nacional