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Gereba: uma águia de voo altaneiro

Por Gerdal J. Paula - 31/10/2014

Filho e sobrinho de violonistas seresteiros e ex-integrante do Bendegó, grupo surgido no limiar dos anos 70, Winston Geraldo Guimarães Barreto, o Gereba (fotos abaixo), há muito conquista a minha admiração por seus projetos, que sempre frisam a melhor expressão da nossa música popular, e por sua labuta autoral.

Esta, não raro, de foco temático, como a do excepcional "Canudos", CD premiado da CPC-Umes com o qual, em 1997, esse baiano de Monte Santo, movido pelo centenário de episódio histórico e cruento, trouxe para as cordas do seu violão a região de origem e, nela, em particular, a figura emblemática de Antônio Conselheiro - um ciclo fonográfico ultimado pelo CD "Sertão", em 2002, quando de outro centenário, o do clássico "Os Sertões", de Euclides da Cunha.

Teve Gereba, no ano passado, com "Luas do Gonzaga", o mais recente álbum da sua extensa discografia, a ideia de reverenciar os 100 anos de nascimento do ícone da sanfona a partir de um repertório que conhecera, em 1985, em Exu, na fazenda do homenageado - antigas composições instrumentais deste (em ritmo de choro, valsa e maracatu), inéditas, à margem do baião consagrador -, mais adiante letradas, a pedido de Gereba, por nomes como Gilberto Gil ("13 de Dezembro"), Fernando Brant ("Marieta"), Zeca Baleiro ("Mara") e Carlos Pitta ("Numa Serenata"). . .

Adepto de "MPB sem maquiagem" e já gravado por Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Paulo Moura, Fagner e Diana Pequeno, entre outros, Gereba também se salienta como produtor fonográfico, estando à frente, entre outros, do CD "Nação Potiguar", comemorativo de quatro séculos de Natal -, no qual ainda musicou e orquestrou poema do folclorista Câmara Cascudo -, e, também como arranjador, de CD-tributo ao saudoso Elino Julião, expoente potiguar da canção popular.

Em "Saint Larri", uma de sua lavra, Gereba alude à cidadezinha do sul da França, onde, em 1993, esteve com os Trovadores Urbanos - grupo do qual, até aquele ano, fez parte -, viajando nas asas do êxito que obtiveram ao levar, em Sampa, a serenata a lares numerosos. Mais uma iniciativa altaneira dessa "águia", como diria Jorge Amado, em cuja casa, em Salvador, vinte anos antes, fizera pouso, acompanhando a leitura de "Quincas Berro d`Água" - uma peça, encenada nessa capital, com trilha bem-sucedida de Gereba, a qual lhe rendeu um compacto duplo da Philips com presença vocal de Nara Leão, Fernando Lona, Edil Pacheco e MPB4.