Artigos

Gabi Buarque, fiandeira

Por Daniel Brazil - 10/11/2014

A voz lírica feminina na música popular contemporânea é marcada pela diversidade. A safra de novas cantoras-compositoras esparrama-se por gêneros e estilos, indo do rock à toada, do samba ao pop, do gospel ao maracatu. Os sotaques regionais enriquecem ainda mais a paleta, consolidando o retrato de um país multicultural.

 Gabi Buarque, carioca da gema, retoma a linha musical que passa por uma Joyce ou uma Ceumar. Intérprete premiada, dona de timbre envolvente e dicção cristalina, é uma refinada cultora de delicadezas sonoras. Em seu segundo CD autoral, Fiandeira, gravado através de campanha de financiamento coletivo, entrelaça minúcias poéticas com melodias bem desenhadas, arranjadas com transparência por Luís Barcelos.

Todas as canções são de Gabi, algumas em parceria com Iara Ferreira (Rio Grande, Rosa dos Ventos e Sá Dona Fiandeira), Marcelo Noronha (Finta), Renata Macedo (Alguidar), Vidal Assis (Gafieiríssima) e Socorro Lira (O Gosto do Sonho). Esta última, verdadeira joia cinzelada pelo acordeon de Kiko Horta, é uma melancólica canção com ecos ancestrais, que demonstra a maturidade poética das autoras, que dividem os vocais.
https://www.youtube.com/watch?v=XJLbKbZsHGA

Mas Gabi Buarque não se acomoda em apenas um gênero. Embora a balada-toada acústica seja propícia à sua poesia intimista, ela convida Marcos Sacramento para dividir um samba futebolístico (Finta) e convida o povo a dançar uma Gafieiríssima, com sacudido arranjo de metais. No canteiro de Gabi cresce tudo quanto é tempero, da erva-doce até a pimenta-do-reino-dos-sonhos. Às vezes ouvimos ecos de outro Buarque em sua poesia, às vezes de certa Cecília, de um Manoel de Barros, ou mesmo de um Paulo César Pinheiro. Mistura boa, rica, que acaba produzindo sabores próprios, com cara de Gabi Buarque.

A caprichada produção gráfica do CD, com as letras em folhas soltas, é outra marca da artista, que além de Música estudou Desenho Industrial. É tão bonito, cheio de bordados coloridos (de Gisele Moura), que dá até pena indicar aqui o endereço pra download: http://gabibuarque.com.br/. Para quem quiser encontrar a cantora e compositora ao vivo, o show de lançamento de Fiandeira no Rio de Janeiro será nos dias 13 e 14 de novembro, na Sala Funarte.