Artigos

Forró das bandas do Sul

Por Luís Pimentel - 10/12/2021

No momento em que o forró é declarado patrimônio e imaterial do Brasil, o originalíssimo Trio Mormaço – grupo que se destaca pelo forró autoral feito no Sul – anuncia o seu álbum de estreia, “Vou pro jogo”, com lançamento marcado para o dia 16 de dezembro (quinta-feira) no YouTube e plataformas digitais. O lançamento será marcado ainda com uma live no Instagram @triomormaco, às 18 horas.

Os instrumentos que caracterizam o Trio Mormaço são as tradicionais sanfona, zabumba e triângulo. O ritmo é o mesmo que nasceu no Nordeste em meados da década de 1930, popularizou-se com Luiz Gonzaga nos anos 1950 e que agora se torna Patrimônio Cultural Imaterial do país. A formação do grupo se mantém a mesma desde 2020: Marcelo Besen (sanfona), Neno Moura (zabumba) e Guinter Vieira (triângulo e voz). Mas o trio começou em 2018, com apresentações em Garopaba, no litoral catarinense. À época, contava com Roger Correa no acordeon. Foi lá também que surgiu a ideia do nome, que veio com as brincadeiras nos shows noturnos, após dias de muito sol e praia. “Vou pro jogo” apresenta oito canções inéditas, mostrando criações de mestres do forró e de outros gêneros, como o próprio Guinter, Neno Moura, Lucas Ferraz, Marcelo Besen e Moyseis Marques.

"As músicas têm uma ligação com o ambiente em que se toca e também com a dança. Mas vão além. O amor em todas as formas também é um tema inesgotável. Nas letras a gente procura aquela dicção típica do forró, mas sem se ater a termos apenas de uma determinada região. Tudo que é do Brasil entra”, completa Guinter Vieira, gaúcho de Tapes, que desde jovem aprendeu cavaquinho e violão popular. Quando morou no Rio de Janeiro, estudou na escola Portátil de Música e acompanhou artistas como Arlindo Cruz, Monarco da Portela, Tantinho da Mangueira e também Moyseis, autor de uma das canções do álbum.