Artigos

Duodelá

Por Daniel Brazil - 22/12/2015

É sempre prazeroso assistir ao encontro de dois grandes músicos. E quando ocorre de forma inventiva, autoral, temos a impressão de que a própria música agradece, o mundo fica melhor.

Vitor Lopes é instrumentista de primeira linha, conhecido nas rodas de choro de São Paulo. Ainda menino já tocava gaita com o Regional do Canário, nos alegre sábados da Praça Benedito Calixto, acompanhando gente do calibre de Carlos Poyares. Depois de alguns anos, formou o Trio Viralata (gaita, violão e percussão), que gravou dois bons CDs e excursionou pela Europa. Registrou choros com o grupo Chorando as Pitangas, ganhou o prêmio APCA como Melhor Instrumentista do Ano (2009), e compôs 24 estudos para gaita cromática apresentados num festival em Limoges, na França, que serão a base de um futuro livro-CD.

Emiliano Castro se especializou no violão de 7 cordas. Domina a escola popular brasileira, aquele violão chorado, cheio de baixarias, mas também investe em formatos mais soltos e líricos. Depois de tocar com muita gente boa, lançou seu primeiro CD solo em 2010, (Kanimambo) produzido por Paulo Belinatti. Influenciado pelos quase três anos que viveu em Moçambique, o álbum traz composições e arranjos pessoais, que mesclam gêneros afro-latinos com inteligência e sensibilidade. Emiliano morou também na Espanha, onde se graduou em guitarra flamenca, sob orientação do mestre Manuel Granados.

Daí só podia sair coisa boa, certo? As apresentações do Duodelá são cativantes, e tem provocado muitos aplausos. Só que este encontro ainda não está materializado em CD. Ambos estão em plena evolução, e continuam tocando e compondo temas, bolando arranjos, afiando os instrumentos. A previsão de lançamento é junho de 2016.

Optaram pela produção colaborativa, através do site Catarse. Você pode comprar seu disco antecipadamente, além de garantir ingressos para os futuros shows, aulas de música e até uma serenata exclusiva ou uma roda de choro em sua casa. Conheça mais desses grandes músicos aqui:
[https://www.catarse.me/pt/duodela]