Artigos

A carne das canções

Por Daniel Brazil - 05/03/2015

Muito mais que um simples apanhado de canções para voz e violão, o CD A Carne das Canções (Borandá, 2014) marca o encontro de dois músicos de alta qualidade, participantes de grandes momentos da música brasileira (e internacional, no caso de Swami).


Marcelo Pretto, dono de voz personalíssima, já demonstrou sua versatilidade em grupos como A Barca e Barbatuques, além de inúmeras participações em discos de artistas da cena paulistana. Swami Jr, que começou no choro (Xoro Roxo) e passou pelo samba e gafieira (banda Mexe Com Tudo), tornou-se um dos arranjadores e instrumentistas mais requisitados do pedaço, até ser ouvido pela diva cubana Omara Portuondo. Diretor musical e violonista da cantora por sete anos, rodou o mundo em turnês. Dividiu com Jaime Alem a direção musical do encontro entre Bethânia e Portuondo, que rendeu livro, disco e DVD.


Swami estende um tapete sonoro finamente tramado para que Marcelo Pretto desfile sua incrível gama de truques vocais. Do quase-rap até a canção introspectiva e emocionada, o cantor parece brincar com todos gêneros sem encontrar dificuldade. Sua voz às vezes é tambor-onça, reco-reco, lima-grosa em couro esticado. Outras vezes é macia como paina, pluma, bolo de quindim. É difícil imaginar no Brasil de hoje outro cantor com um repertório tão grande de timbres e texturas.


Se essa dupla fizesse um disco de canções consagradas, já seria bom. Mas eles ousaram, e bem. São novas canções, de um grupo eclético de compositores, que exploram caminhos menos trilhados. De Luiz Tatit a Arrigo Barnabé, passando por Kiko Dinucci, Rodrigo Campos, Chico Saraiva, Douglas Germano, Fábio Barros, Lincoln Antonio, Leandro Medina, Valter Freitas e Beto Villares, entre outros. A bela canção-titulo é do próprio Swami Jr, e a única que ele interpreta sozinho. Marcelo se incumbe das outras, finalizando com um vocalise rítmico e coral de sua própria invenção.


A Carne das Canções é um disco que trabalha com afinco as sutilezas e surpresas da música popular contemporânea, e aponta para um leque de possibilidades interpretativas que renovam o velho formato voz & violão. As canções estão disponíveis no Youtube, ou podem ser ouvidas aqui: http://www.boranda.com.br/index_lojadetalhe_148 Experimente!