Artigos

Arismar, inventor de música

Por Daniel Brazil - 25/11/2013

rismar do Espírito Santo é o tipo de craque que arranca aplausos de todas as torcidas. Sua inesgotável capacidade de inventar música se esparrama por vários instrumentos de forma superlativa. O homem é baixista consagrado, exímio violonista de 7 cordas, guitarrista admirado por seus pares (foi eleito pela revista Guitar Player um dos dez mais do Brasil), pianista surpreendente e baterista da pesada.


Depois de tocar com muita gente de alto calibre, seu enorme talento acabou levando-o naturalmente para trabalhos-solo. Mesmo assim, o músico não se cansa de repartir seu conhecimento, ministrando workshops e master classes em vários países. E não se furta a dar uma canja com os amigos, claro!


Seu mais novo trabalho, o CD Roupa na Corda (Maritaca, 2013), é um espetáculo de concisão e clareza. Sem percussão, cercado por poucos instrumentos, Arismar vira do avesso sambas, xotes, valsas, choros e ritmos inomináveis de beleza fluida e cristalina.


Muito da sonoridade do disco deve-se ao compacto time de músicos que o acompanham. A preciosa flauta de Léa Freire e o bandolim anguloso de Fábio Peron estão presentes na maioria das faixas. Thiago Espírito Santo comparece com o baixo em Jacó no Jabour. Bia Goes faz belo vocalise em Arco de Pua.  Um coro enriquece a linda faixa Canal 1, uma canção sem letra que brinca com nossa imaginação. Que palavras caberiam  ali?
Arismar mostra aqui um trabalho mais lírico, mais introspectivo, alternando momentos de “quebradeira” com solos descansados, dolentes, daqueles que fazem o ouvinte exclamar, com um sorriso de satisfação: “Ô, vidão!”


Os músicos farão show de lançamento no dia 02 de dezembro, no Teatro Anchieta (Sesc Consolação), em São Paulo. Boa ocasião pra ver essa grande figura da música brasileira ao vivo e ainda levar um  disquinho pra casa!