Artigos

“Cantar pra viver” apresenta e revive a obra de Guadalupe da Vila

Por Luís Pimentel - 10/05/2012

“O amor foi sempre mau pra mim, não refrescou o que me fez/Com tanta dor ainda assim, faria tudo outra vez”; “Saudade, sim, tristeza não/Essa verdade está presa no meu coração”; ou “Não venha querer me enrolar, nem reviver o passado/Não vou ter mais o desprazer de amar errado”. Seguramente, poucos conhecem esses versos. Com certeza, pouquíssimos conhecem o seu autor.

Trata-se do esquecido Guadalupe da Vila (Hilton Alfinito), um compositor que foi mestre no samba canção e no samba romântico, que imperou em Vila Isabel no período pós-Noel Rosa, respirando, transpirando e espalhando a atmosfera boêmia e musical onde o poeta da Vila pontificara.

Uma boa oportunidade para conhecer parte da obra desse compositor que tão pouco conhecemos nos chega agora, por iniciativa da cantora Christina Paz. Sobrinha de Guadalupe, ela acaba de lançar um CD reunindo momentos importantes do repertório do tio, “Cantar pra viver”.

No encarte, o crítico musical Sérgio Cabral, que conhece e conheceu a obra de Guadalupe da Vila, brinda a iniciativa, pouco mais de seis anos depois de sua morte: “ (...) é provável que você também não soubesse da existência de Clementina de Jesus e de Dona Ivone Lara, que gravaram seus primeiros discos depois de sexagenárias (Cartola também gravou seu disco depois dos 60). Mas me permita manifestar a convicção de que, ao ouvir as suas músicas, você lamentará não tê-lo conhecido antes. Por via das dúvidas, saiba que Guadalupe (1923-2004) pertenceu à Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e foi integrante da Velha Guarda da escola, ao lado de nomes como os de Paulo Brazão, que compôs vários gêneros musicais (sambas, choros, boleros, etc..) e que teve músicas gravadas por Anísio Silva (o bolero “Porque tu foste embora”) e por Joel de Almeida (a marchinha “Isso não se faz”, que teve o próprio autor como parceiro)”.

O CD de Christina Paz tem lançamento no Rio no dia 18 de maio, no Espaço de Convivência do Sesc Engenho de Dentro, a partir das 20 horas, com entrada franca. Contatos com a artista podem ser feitos pelo endereço www.myspace.com/christinapaz.